VOCÊ SABE COMO DAR AS GORJETAS (“TIPS”) EM RESTAURANTES NOS EUA?


Hoje, Procurando em Orlando vai falar de um tema que muita gente tem dúvida e é muito diferente culturalmente do Brasil: a gorjeta. Neste post, vamos falar especificamente de gorjetas em restaurantes.

A gorjeta, chamada de "tip" nos Estados Unidos, não é obrigatória, mas é quase que uma regra de “etiqueta” em todo o país.

Ao contrário daqui, onde os garçons recebem salário fixo, além das gorjetas e percentagem das vendas (10%), por lá ela é muito importante para o garçom, uma vez que eles contam com a “tip” para aumentar a renda (recebem salário mínimo e quando é contratado, o garçom já conta com a gorjeta como parte do salário).

Uma informação importante é que toda gorjeta recebida por cada garçom em seu turno é somada e depois dividida igualmente entre todos! Por isso aquele valor que você colocou é dividido no final entre todos os garçons... (principalmente nas redes de fast food, onde nós, brasileiros, não temos o hábito de deixar gorjeta)!

Normalmente, a gorjeta é por volta de 15% e para mesas com grupos de 6 ou mais pessoas a gorjeta deve ser em torno de 18% a 20% do valor da conta. Se você não der a gorjeta, pode ser que o garçom vá atrás de você para saber o motivo ou te cobrar..., pois ele vai entender que o serviço prestado foi ruim. Gorjeta significa qualidade de serviço prestado e não “obrigação”, por isso o atendimento na maioria das vezes é super cordial e prestativo.

Uma dica é sempre verificar se na sua conta a gorjeta já não está inclusa (é raro, mas pode acontecer para mesas de 8 pessoas ou mais) e sempre seja gentil deixando a gorjeta.

E como fazer para pagar a gorjeta quando a conta chegar?

Se você for pagar em dinheiro é simples, é só deixar na mesa o valor. Mas se for com cartão de crédito ou débito, o procedimento é um pouco diferente do que estamos acostumados por aqui.

Pode acontecer de duas formas, dependendo do estabelecimento e da máquina utilizada para a transação.

No primeiro caso, a conta vem normalmente, você paga e o garçom traz o recibo em 2 vias, uma para você e outra para que você preencha o valor da gorjeta ou o total da conta, o que inclui a gorjeta que você está dando. Parece estranho, mas é assim mesmo! Ele vai trazer a conta, você verifica e dá o cartão, ele traz o boleto para você assinar e o boleto tem um campo onde você acrescenta o valor que quer dar de gorjeta ou simplesmente coloca quanto quer dar como valor total da conta, calculando com as percentagens especificadas acima. Ele então passa novamente, agora com o valor que você especificou, sem o seu cartão, depois que você já foi, sem nenhum tostão a mais do que você escreveu! Pronto, a gorjeta está dada!

No segundo caso, o garçom traz a conta, você confere e aí vem a máquina de cartão. O garçom insere o seu cartão e valor da conta e te entrega a maquininha e você passa a operar! Escolhe se quer débito ou crédito e como vai incluir a gorjeta, em percentagem ou em $$$. Ai a escolha é sua, mas não se esqueça de sempre respeitar os valores acima. Digite o que for mais conveniente para você! Mais uma vez, processo encerrado com sucesso e gorjeta dada!

Falando agora de fast foods. Algumas lojas (na realidade, a grande maioria), têm uma caixinha para gorjetas. Ai você decide! Se o serviço foi bom, porque não recompensar o atendente! Lembre-se, gorjeta não é obrigação e sim qualidade de serviço!

#gorjeta #tip #restaurantes #fastfood #debito #credito #dinheiro #garçom

#Gorjeta #Tip #restaurantes #fastfood #garçom

Siga-nos
  • Facebook Basic Square
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon

 ©2020. PROCURANDO EM ORLANDO. Todos os direitos reservados

Desenvolvido por CMSBrazil

Todas as empresas citadas neste blog são donas de suas marcas e imagens e respeitamos seus direitos autorais. As informações, dicas e serviços são baseados em nossas experiências e vivências pessoais em Orlando e região.